quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estar nutrido é estar vivo

     A alimentação no Brasil, nos EUA ou em qualquer lugar do mundo é uma necessidade de sobrevivência, do ser humano e dos animais. A nutrição do corpo é necessária para a obtenção de energia, retirada do alimento e é ainda mais necessário na fase de crescimento. É triste ver os dados sobre a fome do país e do mundo, que ainda é um problema mundial não resolvido.
     Estar alimentado e devidamente nutrido é um direito de todo indivíduo e ser humano que deve ser defendido por quem passa e por quem não passa fome, podendo ser bem argumentado através da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Carta Internacional dos Direitos Humanos feita pela ONU, em que se encontra diversos direitos de todas as pessoas. E esses são direitos mínimos, ou seja, o que deveria ser garantido para todos de forma obrigatória.
     Sendo a nutrição uma necessidade para conseguir-se energia e sobreviver, a fome e a desnutrição levam ao enfraquecimento e para evitar a morte, obrigam as pessoas sem alimento a ingerirem alimentos indevidos (infectados, estragados, ...) ou a partirem para caminhos ilegais e criminosos que não partiriam se não sentissem fome.
     O motivo do problema da fome não é a quantidade de alimentos, pois a produção de alimentos é suficiente. O problema da fome é a concentração de renda capitalista e má distribuição do alimento, pois, imagine para quantos desnutridos poderia ser dividido um banquete de classe alta.
     A solução para a fome seria, hoje, um processo lento e complicado, porém o primeiro passo é tentar a melhor distribuição da renda, ou seja, a reorganização. Esse passo inicial poderia ser feito combatendo problemas que terminam no agravamento da fome, como a corrupção que tira muito dinheiro que ajudaria na luta contra a fome.

2 comentários:

  1. Um bom argumento que você pode ter colocado é assim...

    "Enquanto há países em que a comida é jogada fora e é em excesso (provocando o excesso de peso), há países em que há pessoas que ficam até dias sem comer"

    Isso seria um argumento bem legal =D

    ResponderExcluir
  2. Seria um argumento legal, mas seria subjetivo, porque aqui no Brasil também se joga comida fora e em outros países desenvolvidos, mesmo não parecendo também há problema de fome.

    ResponderExcluir