sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Poder do Poder

O mundo gira em torno e através do poder nos tempos antigos e atuais e isso é proveniente da natureza ambiciosa e dominante do homem.

A partir do momento em que o homem deixou de viver no comunismo pré-histórico e começou a dominar o que não é dele, o sistema de opressor e oprimido foi moldado.
Para garantir sua estadia no poder, o homem é capaz de tudo – definitivamente tudo – sem se importar, muitas vezes, com as conseqüências.
Para chegar ao poder a situação não se difere. Existem três maneiras de alcançar o poder: a maneira honesta, de influência ou desonesta.
A maneira honesta é a mais difícil e demorada, assim como qualquer outra coisa que se queira, pois os métodos usados no processo são facilmente vulneráveis aos que já exercem o poder. Estes farão de tudo para sucumbir as ações daqueles que usam métodos honestos. E não precisarão de muito esforço.
O usuário do método honesto utiliza do conhecimento para progredir. É imprescindível que ele também apresente domínio do conhecimento, métodos de convencimento, sociabilidade no meio que age, legalidade e respeito.
O usuário do método de influência utiliza de amizades, alianças e parcerias para, através delas, conseguir avançar etapas e degraus com mais facilidade. Tomemos o exemplo de um arquiteto recém-formado que, teoricamente, precisaria de muito esforço para conseguir poder e prestígio no mercado de trabalho, entretanto possui amizade com um arquiteto experiente e bem conhecido que o divulga neste mercado, ajudando-o. Podemos exemplificar ficar também um profissional também recém-formado que se une a uma aliança experiente para ganhar mais credibilidade.
O método de influência também é quando, por exemplo, um pai famoso influencia as pessoas a gostarem de seu filho.
O usuário do método desonesto utiliza de quaisquer artifícios para alcançar seu objetivo, mesmo que estes não estejam dentro das normas ou leis, passando por cima de quem for. Infelizmente além de tamanhos absurdos que comete, tal usuário muitas vezes não possui o conhecimento que deveria.
Os usuários do método honesto e desonesto comumente usam também o método de influência, por isso este é um método intermediário.
Os homens que possuem poder causam muito mau a muita gente. O poder corrói e é muito comum a corrupção do homem honesto por causa do poder.
Infelizmente não sabemos se isso será sempre assim.
  • Seria pessimista afirmar que sim, devido à ocorrência histórica, a qual nunca melhorou a partir do conhecimento da existência do poder? Ou seria realista?
  • Seria otimista afirmar que chegará o dia em que o homem aprenderá a superar o poder, não deixar-se corromper e melhorar o mundo? Ou seria utópico?
Infelizmente também, não é um desejo de todos que essa superação aconteça. Se fosse, de fato iria concretizar-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário